Mini Maternal

  • A fase mais importante da vida da criança, segundo os especialistas, é entre 0 e 6 anos, pois, é nessa fase que se forma a arquitetura do cérebro, ou seja, a personalidade.

    Ao nascer, o cérebro de um bebê tem cerca de 100 bilhões de neurônios (células nervosas). À medida que a criança se desenvolve, são criadas conexões entre os neurônios que funcionam como “pontes” pelas quais o aprendizado vai se fazendo e permanecendo na memória. De acordo com os especialistas, existe uma hora certa para a criança desenvolver cada habilidade específica. Esses períodos são chamados de “janelas de oportunidades”.
    Os especialistas afirmam que muito mais importante que o tipo de estímulo é a forma como ele é oferecido. O carinho e a demonstração de afeto devem vir junto com as brincadeiras. Sem contato e cumplicidade, nada funciona.
    Pensando nisso, buscamos excelência em tudo que tem contato com a criança.
    Possuímos em nosso berçário um ambiente amplo, seguro, claro, ventilado e agradável, além de contar com uma equipe de profissionais qualificados.
    Cada bebê recebe estímulo personalizado, de acordo com suas necessidades.

  • Adaptação

    Todos os pais que decidem matricular seus filhos na Escola de Educação Infantil sabem da importância desse momento na vida deles. A experiência de relações sociais extra-familiares, o desenvolvimento da autonomia, a construção de novos conhecimentos, a aquisição de valores e regras sociais, o desenvolvimento da identidade, a ampliação dos recursos de comunicação e expressão, são alguns aspectos fundamentais para o desenvolvimento integral da criança.

    Embora esta seja uma decisão tomada com muito carinho e cuidado, é natural que o momento da entrada na escola seja cercado de muitas expectativas e que sentimentos diversos apareçam: medo, ansiedade, dúvida, curiosidade.
    Isso acontece porque estamos lidando com uma experiência muito importante para a criança e seus familiares, que é a “vivência da separação”.
    Este é, para a maioria das crianças, o primeiro momento em que ela se separa de seus pais e de seu ambiente familiar por algumas horas do dia.
    Também costuma ser o primeiro momento em que a família passa a compartilhar com outras pessoas o compromisso e a responsabilidade da formação e transmissão de valores.
    Considerando esta nova situação, todas as expectativas e emoções envolvidas, a Escola Scalenus, prepara um período de adaptação, especialmente planejado para proporcionar à criança e seus familiares a possibilidade de construir, gradualmente, seus laços de confiança e sua parceria com a Escola.
    A semana de adaptação
    O período de adaptação é cuidadosamente planejado e preparado pela nossa equipe.
    Na primeira semana, todas as atividades propostas e a organização do espaço e do tempo estão voltadas para o estabelecimento dos laços de confiança e segurança que permitirão que a criança integre-se à rotina da Escola e ao seu grupo.
    Inicialmente a criança permanece por um período menor de tempo, que vai aumentando gradativamente, de acordo com as possibilidades da criança.
    Neste período somos bem flexíveis, pois entendemos que cada um tem seu tempo de adaptação e é muito importante que esse período seja de forma natural.

  • Alimentação

    Toda alimentação é preparada na hora por nossas cozinheiras dentro da escola, seguindo o cardápio elaborado semestralmente por nossa nutricionista, contendo ingredientes ricos em minerais e vitaminas e baixo teor de gorduras e açúcares, estimulando hábitos saudáveis.
     
    As refeições são divididas em Café da manhã, Almoço, Lanche da tarde, Jantar e Ceia.
     
    A Escola Scalenus oferece apoio a crianças com restrições alimentares, adequando o cardápio a suas necessidades e fazendo um trabalho de parceria com a família. 

  • Nosso Espaço

    Nossas salas são totalmente revestidas com materiais espumados e tapete de E.V.A., para maior segurança de nossos pequenos. Contamos ainda com, módulos, espelhos e brinquedos de estimulação apropriados para cada idade. As salas possuem também, ventiladores, são claras e arejadas.

    O banheiro é adaptado com pia e vasos na altura da criança.

     Nossa área de estimulação interna é composta por brinquedos apropriados para cada faixa etária, na altura da criança, contribuindo para o incentivo dos estímulos necessários nesta fase.

    O refeitório tem ótima iluminação e ventilação.  

    Temos no parque, brinquedos de acordo com a idade, ajudando processo do desenvolvimento lúdico e na construção de suas potencialidades.

  • Projetos

    Trabalhamos com projetos, sequencia didáticas, atividades permanentes e atividades pontuais, que englobam todas as áreas do conhecimento da abordagem dos conteúdos de maneira lúdica até chegar no material didático propriamente dito.

    Nosso material didático é personalizado desde o berçário e desenvolvido especialmente para cada faixa etária, levando em conta as dificuldades e avanços individuais de nossos alunos.

  • Segurança

    A escola é totalmente plana.
    Nossos bancos são todos com encosto.
    As tomadas são altas.
    As salas são revestidas com materiais espumados.
    A água é filtrada em todas torneiras.
    Brinquedos do parque com a altura adequada para a idade.
    Os pais entregam e retiram a criança na sala de aula.
    Os pais tem acesso livre em todos ambientes.
    Câmeras de segurança interna.

  • Unidade I Scalenus

    Educação Infantil
  • Unidade II Scalenus Baby

    Berçário e Mini Maternal